Micro Led novas tecnologias para telas do futuro

| | Nenhum comentário:


Micro Leds, são milhões de conjuntos de três Leds que formam um painel maior onde são reproduzidas as imagens.

A sua tecnologia superior faz com que esse painel dispense camadas extras de cristal líquido, polarizadores ou encapsulamento, assim, diante do conjunto de LEDs está apenas uma película ou vidro para proteção.


Micro Led não é Led

é importante saber que micro led não é basicamente led, pois as telas de led  utilizam a tecnologia de diodos de emissão de luz, com todo o conjunto sobreposto por várias camadas e filtros.



Uma tela MICRO LED conta com milhões de conjuntos de três Micro LEDs — um vermelho, um verde e um azul (RGB) — que funcionam de maneira independente, algo semelhante a painéis vistos em estádios e festivais. Contudo, enquanto nesses displays a imagem só fica nítida quando vista de longe, aqueles equipados com Micro LED oferecem reprodução de qualidade mesmo que o espectador esteja a apenas alguns metros de distância da tela.
Isso acontece porque cada Micro LED tem 100 µm (micrômetros) e são menores do que a espessura de um fio de cabelo humano e medem cerca de 1% do tamanho de um LED convencional. Eles ficam bem próximos um do outro e cada um representa um pixel de forma individual, podendo ser construídos em módulos para criar telas pequenas ou enormes.
O Micro LED traz características que o tornam superior ao OLED. A OLED significa LED orgânico, ou seja, a tecnologia conta com materiais orgânicos empregados na produção de luz que dará vida a cada pixel visualizado na tela. O Micro LED, ao contrário, utiliza um material inorgânico para isso, o nitreto de gálio (GaN).
O GaN faz o Micro LED dispensar o uso camadas com polarizadores ou encapsulamento diante do painel de milhões de LEDs, permitindo a fabricação de telas mais finas e leves. O consumo de energia também é outra vantagem: o mLED exige menos potência para funcionar, consumindo assim 50% menos energia (em comparação com o LCD, ele consome 90% menos).
O lado negativo disso tudo é, obviamente, o preço. A tecnologia Micro LED é mais cara do que a OLED (que já é mais cara do que a LCD), portanto, é bem provável que ela demore a emplacar como um novo padrão da indústria. Para complementar, o fato de usar materiais inorgânicos aumenta o seu ciclo de vida, outra característica que contribui para o aumento do preço dos produtos finais.
Mas parece claro que a Micro LED é o futuro e se tornará um termo cada vez mais comum no vocabulário de quem fala sobre TV, smartphones e outros gadgets do dia a dia.
Se gostou Curta e Compartilhe

Siga-nos nas redes sociais

Nenhum comentário :

Postar um comentário